21/May/2025
Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, chuvas intensas no norte da província de Buenos Aires, na Argentina, podem afetar a produção de soja e milho tardio, já que uma área significativa dessas culturas ainda não foi colhida. Nos últimos dias, os acumulados superaram os 400 milímetros em algumas áreas. No norte de Buenos Aires, cerca de 530 mil hectares de soja ainda não foram colhidos e podem ter alguma perda de rendimento.
No oeste da província, ainda restam 730 mil hectares de soja por colher, mas a região teve precipitações de 80 mm a 100 mm, que atingiram apenas algumas áreas. A colheita nessa região, no entanto, já estava com atraso de 14,7 pontos porcentuais na comparação interanual antes das chuvas, e agora deve demorar ainda mais. No caso do milho, a colheita no norte de Buenos Aires está quase 90% concluída, com cerca de 120 mil hectares de milho tardio ainda não colhidos.
No oeste, embora uma área maior ainda não tenha sido colhida, não são esperadas perdas significativas. A previsão é de temperaturas baixas e mais chuva nos próximos dias, o que dificultará a secagem das lavouras. Por isso, será necessário aguardar a melhora das condições do solo e dos grãos para que as colheitadeiras retornem ao campo e para avaliar com maior precisão o impacto das chuvas sobre a produção. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.