12/May/2025
Segundo a 3tentos, a tensão comercial entre Estados Unidos e China não deve puxar para cima os preços da soja no curto prazo. O equilíbrio do mercado global está sustentado por uma safra recorde no Hemisfério Sul, que contrabalança eventuais ganhos de competitividade do Brasil no comércio com a China. Se tiver algum impacto, será positivo. À medida que os Estados Unidos geram tensão com os compradores, o Brasil pode ocupar espaço. Talvez o agronegócio seja o setor da economia que mais diretamente se beneficia com uma guerra tarifária.
A companhia encerrou o primeiro trimestre com 469 mil toneladas de soja processadas em suas três plantas industriais. O desempenho foi impulsionado sobretudo pela safra em Mato Grosso, enquanto o Rio Grande do Sul, apesar da estiagem, deve colher entre 16 milhões e 17 milhões de toneladas, volume considerado suficiente para atender à demanda das indústrias locais. O Estado ainda terá praticamente o dobro da soja necessária para o consumo industrial, que gira em torno de 9 milhões de toneladas. A produção adicional da Argentina, também em patamar recorde, reforça a posição de oferta abundante no mercado sul-americano.
A margem de esmagamento da 3tentos, de R$ 630,00 por tonelada, manteve-se estável em relação ao trimestre anterior. O resultado é reflexo da contribuição equilibrada entre farelo, óleo e biodiesel. A margem se sustentou com apoio dos dois subprodutos, o que mostra consistência operacional mesmo em ambiente volátil. O atual cenário de disputa comercial não representa ameaça para o agronegócio brasileiro. Até agora, o impacto é neutro. E, há ainda um fator adicional de sustentação para o óleo de soja: o avanço da política de biocombustíveis nos Estados Unidos.
Há uma perspectiva de incentivo importante para biodiesel, o que deve aumentar o consumo de óleo vegetal no mercado norte-americano e influenciar positivamente os preços. A 3tentos comercializou 239,3 mil toneladas de soja no primeiro trimestre, aumento de 192% em relação ao mesmo período do ano passado. A diversificação geográfica, com presença em Mato Grosso e Rio Grande do Sul, segue como pilar da estratégia de originação da companhia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.