ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/May/2025

Futuros em baixa com avanço do plantio nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta terça-feira (06/05). O mercado foi pressionado pelo rápido avanço do plantio nos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que a semeadura estava 30% concluída no dia 4 de maio, ante 24% um ano antes e 23% na média dos cinco anos anteriores. O desempenho do óleo de soja, que recuou 0,78%, também pesou sobre os contratos do grão.

O vencimento julho da oleaginosa perdeu 4,25 cents (0,41%), e fechou a US$ 10,41 por bushel. A ampla oferta da América do Sul foi outro fator de pressão para as cotações. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que a colheita da soja no Brasil avançou sobre 97,7% da área apta, ante 94,3% na data correspondente do ano passado e 96,3% na média dos últimos cinco anos. Na Argentina, embora a colheita tenha sofrido alguns atrasos, os rendimentos estão acima do esperado. A produção total da América do Sul pode chegar a 235,8 milhões de toneladas.

Incertezas quanto a negociações comerciais entre Estados Unidos e China continuaram influenciando os negócios. Em audiência na Câmara dos Representantes, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que o governo está em negociações avançadas com 17 parceiros comerciais e que acordos podem ser anunciados já nesta semana. Ele destacou que muitos países apresentaram "propostas muito boas", mas criticou a China por ainda não ter se engajado nas conversas.