ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/May/2025

Futuros em alta com alívio nas tensões comerciais

Os futuros de soja fecharam em alta na sexta-feira (02/05) na Bolsa de Chicago, após a China afirmar que está considerando iniciar negociações com os Estados Unidos para encerrar a guerra comercial. O Ministério do Comércio da China afirmou que o país está atualmente avaliando declarações e mensagens de autoridades norte-americanas que expressaram disposição para negociar com a China sobre tarifas. O vencimento julho do grão subiu 7,75 cents (0,74%), e fechou a US$ 10,58 por bushel. Na semana passada, cedeu 0,12%.

Compras chinesas mais expressivas de soja dos Estados Unidos ajudaram a impulsionar as cotações. Em seu relatório semanal de vendas externas, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) afirmou que a China comprou 139,4 mil toneladas de soja na semana encerrada em 24 de abril, uma parte significativa do total vendido de 478,2 mil toneladas. Analistas estimavam vendas totais entre 150 mil e 550 mil toneladas. No relatório anterior, as compras chinesas foram de apenas 1,8 mil toneladas.

O recuo do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras, também deu algum suporte aos preços. Na Argentina, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires informou que a colheita de soja apresenta atrasos, mas os rendimentos são favoráveis nas principais regiões produtoras. Os trabalhos estavam 23,6% concluídos na última semana, um atraso de 12% na comparação anual. A estimativa de produção foi mantida em 48,6 milhões de toneladas.