03/Apr/2025
Segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a colheita da safra de soja 2024/2025 na Bahia atinge 90% da área plantada. Os dados são baseados em mais de 130 pontos amostrais monitorados pelo Núcleo de Agronegócio da entidade. As atividades de semeadura ocorreram dentro da janela ideal, entre outubro e novembro, apresentando melhor desempenho. Em contrapartida, áreas com plantio tardio tiveram impacto do déficit hídrico de fevereiro, especialmente nos municípios de Formosa do Rio Preto e São Desidério, na região oeste.
A produtividade média da soja na safra atual é de 68 sacas de 60 Kg por hectare, o maior índice já registrado no Estado. Ainda há cerca de 10% da área a ser colhida, e os números finais serão revisados na próxima reunião, em maio. Mas, os dados já apontam um resultado muito positivo para a safra. Chuvas recentes interromperam momentaneamente a colheita em algumas áreas, mas foram positivas para o desenvolvimento do algodão. O retorno das chuvas trouxe um alívio importante para a cultura do algodão, evitando perdas em áreas que estavam próximas do limite de estresse hídrico.
Além da soja, a atualização incluiu dados sobre milho e algodão, com revisões de área e produtividade à luz das variações climáticas ao longo do ciclo. O avanço da colheita confirma a força do setor agrícola da Bahia, mas também evidencia a importância de um monitoramento constante das condições climáticas e produtivas. Os dados atualizados ajudam a traçar um panorama mais realista da safra e auxiliam os produtores a tomarem decisões mais seguras para os próximos ciclos agrícolas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.