ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Mar/2025

Preços devem se manter sustentados em Chicago

A Agroconsult avalia que os preços internacionais da soja devem se manter nos atuais patamares nos próximos meses, sustentados pelas incertezas geradas pela guerra comercial entre China e Estados Unidos e pela possível redução da área plantada com a oleaginosa nos Estados Unidos na safra 2025/2026. Toda essa beligerância tarifária traz uma incerteza muito grande para o mercado, o que se traduz em preços, seja da commodity na bolsa, seja na precificação dos prêmios nas origens. Mesmo com uma safra recorde na América do Sul, o mercado reagiu com firmeza, e os prêmios pagos nos portos brasileiros estão acima do que era esperado.

Os preços da soja permaneceram acima de US$ 10,00 por bushel durante mais tempo do que se previa, sustentados por fatores como o atraso na entrada da safra brasileira e a compra antecipada de grãos por parte da China. A safra demorou um pouco a entrar no mercado, e isso ajudou a manter os preços por mais tempo nesse nível. O relatório de intenção de plantio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), previsto para segunda-feira (31/03), deve indicar uma redução da área de soja e aumento da de milho.

Isso também dá uma certa sustentação aos preços internacionais, porque haverá uma redução global da área de soja. Apesar de ainda haver expectativa de oferta global superior à demanda para 2025/2026, qualquer problema climático pode eliminar rapidamente esse excedente. A expectativa é de manutenção dos preços próximos aos patamares atuais ao longo dos próximos meses. Foi destacada a importância do câmbio e dos prêmios nos portos na formação do preço interno ao produtor. Hoje, os prêmios estão num patamar bem acima do que era esperado e superiores ao de um ano atrás. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.