28/Mar/2025
A Agroconsult revisou para cima sua estimativa de exportação de soja do Brasil em 2025, de 105,1 milhões de toneladas para 106,3 milhões de toneladas. O novo número reflete o forte ritmo de embarques desde o fim de fevereiro e a colheita acelerada da safra recorde estimada em 172,1 milhões de toneladas. No entanto, os volumes ainda não captam o impacto da guerra comercial entre China e Estados Unidos. Há um reflexo pequeno da guerra comercial neste momento nas exportações brasileiras.
A China comprou muita soja nos Estados Unidos nesta temporada. O programa de exportação norte-americano está muito avançado, com mais de 90% das vendas previstas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) já concretizadas. Os embarques realizados atualmente já estavam contratados e seriam direcionados ao Brasil independentemente das disputas tarifárias.
A quantidade de soja que a China precisava originar no Brasil para os embarques de março a junho já está adiantada em relação ao ano passado. A principal influência da guerra comercial pode ocorrer no segundo semestre e, sobretudo, na safra 2025/2026. Se as tarifas forem mantidas, deverá haver um aumento mais expressivo do volume de produto brasileiro direcionado ao mercado chinês. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.