ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Mar/2025

Futuros de soja encerram praticamente estáveis

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam perto da estabilidade nesta quarta-feira (26/03), devolvendo ganhos registrados mais cedo. O vencimento maio da oleaginosa cedeu 0,75 cent (0,07%), e fechou a US$ 10,01 por bushel. Os preços foram impulsionados inicialmente por compras de oportunidade, após três sessões consecutivas de perdas. O fortalecimento do petróleo, que faz com que as refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel, também deu algum suporte.

O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. No entanto, continuaram pesando sobre os negócios as disputas tarifárias entre Estados Unidos e alguns de seus principais parceiros comerciais, que podem se intensificar em 2 de abril, com ameaças de tarifas recíprocas. Além disso, o governo dos Estados Unidos está considerando taxas portuárias adicionais para embarcações construídas ou operadas por chineses, com algumas cobranças chegando a US$ 1,5 milhão.

De acordo com várias entidades do setor agrícola dos Estados Unidos, a medida, se aprovada, vai elevar custos de frete e prejudicar as exportações norte-americanas. O avanço do dólar ante o Real e a ampla oferta brasileira no mercado de exportação também pressionaram as cotações. A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) estimou nesta semana que o Brasil deverá embarcar entre 15 milhões e 16,12 milhões de toneladas de soja em março.