ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Jan/2025

Brasil: colheita da soja 2024/2025 segue atrasada

Segundo a AgRural, a colheita da safra brasileira de soja 2024/2025 avançou com um pouco mais de fôlego na semana passada, puxada novamente pelo Paraná. Até o dia 23 de janeiro, 3,9% da área estimada para o Brasil estava colhida, índice mais baixo para esta época do ano desde a safra 2020/2021. Uma semana antes, 1,7% da área estava colhida. Para o ano passado, o índice é de 10,8%.

Em Mato Grosso, a redução das chuvas ajudou, mas o atraso no Estado ainda é grande e a soja chega aos armazéns com umidade alta. O Paraná manteve-se na dianteira, seguido de longe por Mato Grosso do Sul. Nos dois Estados, o ritmo da colheita é favorecido pelo tempo mais seco das últimas semanas, que encurtou o ciclo das lavouras, mas também reduziu as produtividades em algumas regiões.

Na semana passada, a AgRural atualizou a sua previsão de safra para 171 milhões de toneladas, 500 mil toneladas inferior à estimativa do começo de dezembro devido a cortes de produtividade em Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. No entanto, a redução foi compensada por um incremento em Mato Grosso, que tem excelente safra, apesar da possível perda de qualidade dos grãos caso as chuvas voltem a cair de forma constante e sem aberturas de sol durante o mês de fevereiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.