ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Dec/2024

Futuros em baixa com avanço do plantio no Brasil

Os contratos futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago encerraram a sessão desta segunda-feira (09/12) em queda, com o vencimento janeiro recuando 3,75 cents (0,38%), e fechando a US$ 9,90 por bushel. O mercado foi pressionado pelo bom ritmo de semeadura das lavouras na América do Sul e pela expectativa do relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado nesta terça-feira (10/12).

Analistas projetam que o USDA faça apenas ajustes leves, elevando os estoques finais de soja nos Estados Unidos para 12,82 milhões de toneladas. A soja parece estar sob pressão, especialmente com o avanço das exportações migrando dos Estados Unidos para a América do Sul nesta época do ano. No Brasil, o plantio da safra 2024/2025 atingiu 95% da área estimada até o dia 5 de dezembro, segundo levantamento da AgRural.

As chuvas recentes beneficiaram regiões produtoras como Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, e as estimativas indicam um novo recorde de produção de 170 milhões de toneladas. Além disso, dados do USDA mostram que o volume de soja inspecionado para exportação em portos norte-americanos caiu 23,11% na semana passada, totalizando 1,622 milhão de toneladas. A força do dólar e a ampla oferta da América do Sul seguem como fatores de pressão nas cotações.