ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Nov/2024

Bunge: 100% de rastreabilidade em áreas do Cerrado

A Bunge, uma das maiores tradings globais de commodities agrícolas, anunciou nesta quinta-feira (21/11) ter alcançado 100% de rastreabilidade e monitoramento nas compras diretas e indiretas de soja em regiões prioritárias do Cerrado brasileiro. O monitoramento abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Mato Grosso, áreas consideradas de risco para desmatamento. A empresa afirmou que já havia alcançado 100% de rastreabilidade nas compras diretas em 2020 e que o avanço recente foi obtido por meio do programa "Parceria Sustentável".

Mais de 90 revendas participam da iniciativa no Brasil, abrangendo aproximadamente 2 mil propriedades que, juntas, ocupam uma área superior a 2 milhões de hectares. A empresa está satisfeita em alcançar esse grande marco na trajetória que iniciou há 10 anos para a consolidação de cadeias de suprimentos rastreáveis e verificáveis. O objetivo da empresa é zerar o desmatamento em sua cadeia de suprimentos até 2025. Segundo a Bunge, a ferramenta utilizada para o monitoramento foi desenvolvida em parceria com a agtech Vega Monitoramento e será disponibilizada a outras empresas do setor.

A plataforma é auditada pelo Bureau Veritas e certificada com a norma ISO 27001, que assegura práticas de segurança da informação. A companhia reiterou que a plataforma permite análises baseadas em imagens de satélite, inteligência artificial e dados estruturados, emitindo relatórios de conformidade socioambiental sem comprometer a confidencialidade das informações individuais das propriedades. A iniciativa busca não apenas atender às exigências de sustentabilidade do mercado global, mas também promover maior integração e governança ambiental entre os diferentes elos da cadeia produtiva de soja. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.