ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Nov/2024

Biodiesel: BB financiará pequeno produtor de insumos

O Banco do Brasil (BB) vai financiar pequenos agricultores e cooperativas para que produzam insumos para a fabricação de biodiesel pela Petrobras. Cultivos agroecológicos de óleo de palma e mamona estão entre os que podem ser beneficiados. Além de fornecer biocombustível, ajuda no reflorestamento. O Banco do Brasil firmou, no dia 18 de novembro, um acordo de cooperação técnica com a Petrobras Biocombustível (PBIO) que permitirá fazer a ponte entre a demanda da petroleira por insumos e os pequenos produtores potenciais. A Petrobras indicará ao banco a demanda por determinado produto, e o Banco do Brasil identificará assim potenciais fornecedores para financiar sua produção.

Muitas vezes o produtor não tem para quem vender, mas nesse caso ele já tem essa estrutura bem definida. O acordo com a Petrobras não tem valores fechados, mas as iniciativas poderão ser financiadas com os recursos angariados nas novas captações anunciadas pelo banco. Em meio à reunião de cúpula de líderes do G20, o Banco do Brasil assinou acordos para captar até R$ 4 bilhões com bancos de desenvolvimento europeus. Os recursos devem ser destinados ao fomento de investimentos sustentáveis no País. Os acordos incluem operações com o banco de desenvolvimento alemão KfW, com o banco italiano de fomento CDP e com a SACE, agência de garantia italiana.

Entre as captações está uma operação de 250 milhões de euros com o CDP, banco de fomento da Itália, e a SACE, agência de garantia italiana, para o apoio de recuperação de áreas afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul, fomento a micro e pequenas empresas e ampliação do comércio bilateral. A SACE aprovou ainda mais 250 milhões de euros para o Banco do Brasil em garantia para operações sustentáveis. O memorando com o alemão KfW prevê 50 milhões de euros para financiar iniciativas de bioeconomia na Amazônia. No entanto, a verba disponível pode chegar a 150 milhões de euros, em caso de demanda. Ou seja, as operações podem chegar a 650 milhões de euros. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.