ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Oct/2024

Futuros de soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta quarta-feira (23/10), refletindo a boa demanda externa pelo grão norte-americano. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores do país relataram venda de 389 mil toneladas de soja com entrega em 2024/2025, sendo 259 mil toneladas para destinos não revelados e 130 mil toneladas para a China. O vencimento janeiro da oleaginosa subiu 4,50 cents (0,45%), e fechou a US$ 10,05 por bushel.

Os compradores têm sido atraídos pelos preços mais baixos da soja dos Estados Unidos. Além disso, alguns acreditam que a China esteja acelerando suas compras em antecipação à eleição presidencial norte-americana, já que uma eventual vitória de Donald Trump pode resultar em aumento das tensões comerciais com o país asiático. Os ganhos foram limitados pela expectativa de ampla oferta global. Nos Estados Unidos, a colheita está nos estágios finais, com perspectiva de produção recorde.

No Brasil, o plantio está atrasado, mas chuvas recentes na Região Centro-Oeste devem permitir um avanço mais rápido dos trabalhos. Os atrasos no plantio vão atrasar a colheita e os embarques, mas não vão reduzir o tamanho da safra. Na semana passada, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou a produção brasileira em 166,05 milhões de toneladas, aumento de 12,7% ante a temporada anterior. Um volume expressivo de chuvas na Argentina está melhorando a condição do solo e deve impulsionar o plantio no país.