ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Oct/2024

Futuros de soja avançam após 5 sessões de queda

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta quinta-feira (17/10). Traders aproveitaram os preços mais baixos da commodity para recomprar contratos, após o mercado ter recuado nas cinco sessões anteriores, acumulado perda de 3,95% no período e se aproximado das mínimas de agosto. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 8,75 cents (0,89%), e fechou a US$ 9,88 por bushel.

Apesar da alta, o mercado ainda é pressionado pelo clima favorável ao avanço da colheita nos Estados Unidos e pela perspectiva de uma safra recorde no país. Somente na semana passada, a colheita avançou 20%, para 67%, e a expectativa é de que os trabalhos cheguem ao fim sem contratempos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou uma safra recorde de 124,71 milhões de toneladas, com produtividade de 3,57 toneladas por hectare.

A previsão de chuvas mais volumosas na Região Centro-Oeste do Brasil, que vem sendo castigado pelo tempo seco, também pesou sobre os contratos. Com a chegada das chuvas no Centro-Oeste nas próximas semanas, o ritmo do plantio deve se intensificar, aumentando a expectativa de uma grande oferta global e mantendo a pressão sobre os preços.

Também influenciou os negócios a ausência de compras chinesas mais agressivas de soja dos Estados Unidos. A demanda da China pelo grão norte-americano deverá se desacelerar bastante quando as necessidades de importação de dezembro do país asiático estiverem atendidas. Os preços tendem a ficar mais firmes com a conclusão da colheita. Mas, será interessante observar até onde isso vai, tendo em vista o tamanho dos estoques dos Estados Unidos e a perspectiva de outra safra recorde no Brasil.