ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Oct/2024

EUDR: adiamento permitirá execução mais eficaz

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) avaliou que a proposta de adiamento da implementação da Lei Antidesmatamento da União Europeia (EUDR) pode possibilitar uma adaptação gradual à legislação. Assim, contribuiria para que haja uma execução mais eficaz da lei. A implementação dessa normativa, prevista inicialmente para 1º de janeiro de 2025, pode ser adiada para o fim de 2025, dependendo da avaliação do Parlamento e do Conselho da União Europeia.

No dia 1º de outubro, a Comissão Europeia sugeriu novos prazos: 30 de dezembro de 2025 para grandes empresas e 30 de junho de 2026 para micro e pequenas empresas. Mesmo com a possível postergação, o setor de óleos vegetais no Brasil segue se preparando para atender às exigências da EUDR. O mercado europeu representa aproximadamente 14% das exportações brasileiras de soja, com a movimentação de cerca de US$ 11 bilhões por ano.

Metade do farelo de soja exportado pelo Brasil tem como destino a Europa, o que faz da manutenção desse mercado um objetivo estratégico. A Abiove reforçou que as empresas associadas já seguem padrões socioambientais robustos, que podem ser integrados às exigências da nova regulamentação europeia. A produção e a comercialização da soja brasileira já são orientadas por critérios socioambientais bastante robustos e que têm todo o potencial de serem contemplados pela EUDR. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.