ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Sep/2024

Região Centro-Oeste: seca ameaça plantio da soja

Segundo a EarthDaily Agro, a combinação de temperaturas acima da média, baixa umidade do solo e chuvas abaixo da média histórica em grande parte do Brasil Central pode comprometer o início do plantio da safra 2024/2025 de soja na segunda quinzena de setembro. As condições adversas afetam especialmente Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas podem ficar até 10°C acima do normal nos próximos 10 dias. De acordo com os modelos climáticos ECMWF (europeu) e GFS (norte-americano), o volume de chuvas esperado entre 5 e 15 de setembro deve ficar entre 60% e 80% abaixo da média em todo o Brasil, agravando o estresse hídrico sobre as lavouras e aumentando o risco de incêndios.

Os produtores podem esperar mais um pouco para iniciar o plantio da soja. A EarthDaily Agro também alertou para as condições desfavoráveis ao desenvolvimento do trigo, especialmente no Paraná. O Estado, que responde por 44% da produção nacional, registrou 37,5 milímetros de chuva em agosto, menos da metade do esperado. A produtividade estimada é de 45,1 sacas de 60 Kg por hectare, abaixo das 46,2 sacas de 60 Kg por hectare da última safra. Em Santa Catarina, a seca persistente desde agosto levou à redução da estimativa de produtividade do trigo em 4%, para 52,7 sacas de 60 Kg por hectare.

O padrão climático atual se assemelha ao de 2012, quando a seca resultou em uma quebra significativa de safra. No Rio Grande do Sul, única exceção, as chuvas dos últimos 10 dias variaram entre 7 e 40 milímetros, e a produtividade deve atingir 56,4 sacas de 60 Kg por hectare, acima das 44,7 sacas de 60 Kg da safra anterior. No setor sucroalcooleiro, a macrorregião de Ribeirão Preto (SP) deve enfrentar seca e calor intensos nas próximas semanas, com temperaturas podendo ultrapassar 40°C, elevando o risco de incêndios nas lavouras de cana-de-açúcar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.