ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Aug/2024

Preços globais limitados pelos estoques elevados

Segundo a Datagro, os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago devem continuar pressionados nos próximos meses. Em 2024, com a estabilização pós-pandemia, o mundo começa a superar os desafios recentes, mas enfrenta agora um excesso de oferta. Produções elevadas em diversas regiões do globo resultaram em estoques abundantes, enquanto a safra norte-americana se destaca com projeções recordes de produtividade para soja.

Mesmo com o aumento da demanda por soja, a geração de superávits sequenciais deve continuar em 2025, pressionando os preços no mercado. O cenário para a soja nos Estados Unidos este ano é de uma safra recorde. Os estoques vão crescer, deixando a Bolsa de Chicago sem espaço para grandes altas. Para o primeiro semestre do próximo ano, as cotações da soja devem ficar em torno de US$ 10,50 por bushel. Talvez um pouco abaixo de US$ 10,00 por bushel em alguns momentos, níveis semelhantes aos de 2020.

Para a safra 2024/2025, a produção global de soja é estimada em 428 milhões de toneladas, contra 395 milhões de toneladas em 2023/2024. A produção excedente é evidente, com condições climáticas favoráveis ao longo da temporada. Com a safra de soja já definida, não há mais o que esperar de mudanças significativas até a colheita. O agro é feito de ciclos que vêm e vão. O importante é manter a sobriedade em anos mais desafiadores. Este não é, nem será, o primeiro ano complicado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.