ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Aug/2024

EUA: Pro Farmer Crop Tour percorrendo as lavouras

Participantes da expedição anual Pro Farmer Crop Tour que percorrem nesta semana áreas de produção em Estados do Meio Oeste norte-americano preveem produtividade maior de milho e de soja em Illinois e em Iowa em comparação com o ano passado. Em Illinois, a produtividade média do milho foi estimada em 12,81 toneladas por hectare, avanço de 5,38% em relação a igual período de 2023 e de 5,46% ante a média das três safras anteriores. Os rendimentos têm se mostrado mais variáveis do que o esperado. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) prevê uma produtividade de milho em Illinois de 14,12 toneladas por hectare. Mas existem rendimentos realmente grandes em alguns desses campos e isso pode ajudar a compensar alguns dos que não chegaram lá. Apesar de ter visto um rendimento nos campos menor do que o previsto pelo USDA, a expectativa é de uma safra recorde para o Estado.

Há um milho espetacular em Illinois. De modo geral, os resultados gerais do Crop Tour para Illinois foram espetaculares. Em Iowa, a estimativa de rendimento ficou em 11,08 toneladas por hectare no distrito 1, 3,28% menor do que em 2023 e 3,26% mais baixa do que a média dos últimos três anos. Os rendimentos foram maiores nos outros distritos. No 4, a estimativa de rendimento para o ano era de 12,29 toneladas por hectare, 16,09% superior ao ano passado e 6,71% maior do que a média dos últimos três anos. No distrito 7, a produtividade do cereal foi projetada em 12,02 toneladas por hectare, 3,65% mais alta do que em 2023 e avanço de 4,37% ante a média dos três anos anteriores. A Pro Farmer Crop Tour avaliou o Iowa como a região mais impressionante da semana. Em seu relatório mensal de oferta e demanda, no dia 12 de agosto, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou o rendimento nacional da safra de milho em 12,31 toneladas por hectare.

Quanto à soja, a contagem de vagens em Illinois avançou 11,69% ante 2023 e ficou 12,03% maior na comparação com os três anos anteriores, em 1.419,11 vagens por jarda quadrada (1 jarda quadrada = 0,836 metro quadrado). Illinois tem todos os ingredientes para um grande rendimento: uniformidade, forte acolchoamento e boa umidade do solo. A umidade do solo ao foi adequada para a maioria das áreas, embora algumas estivessem mais secas e precisassem de uma ou duas chuvas para maximizar o potencial de rendimento. Tanto o milho quanto a soja já fizeram trabalho suficiente neste momento para produzir grandes rendimentos. Em Iowa, o distrito 1 apresentou uma contagem de vagens de soja de 1.108,76 vagens por jarda quadrada, 2,5% inferior a 2023, mas 0,3% maior do que a média dos últimos três anos.

O distrito 4 teve marca de 1.254,09 vagens por jarda quadrada, alta de 11,94% ante 2023 e avanço de 4,38% frente à média de três anos. O distrito 7 teve contagem de 1.366,22 vagens por jarda quadrada, 16,74% acima de 2023 e 8,96% superior à média de três anos. A contagem de vagens de soja foi considerada “impressionante”, apesar de uma leve pressão de doenças em ambas as culturas. Haverá uma “batalha” entre os dois Estados para saber quem terá os melhores grãos. A umidade adequada foi evidente na maioria dos campos. Embora os solos não estivessem úmidos na superfície, havia bastante água disponível ao examinar o solo enquanto se puxava a soja para fazer a contagem de vagens. Deve haver bastante umidade para terminar a maioria dos campos, embora um pouco de chuva não faça mal. Esta quinta-feira (22/08) foi o último dia da expedição, passando pelo nordeste de Iowa e sudoeste de Minnesota. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.