ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Aug/2024

Futuros de soja sobem com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (19/08). Os ganhos foram sustentados por novos anúncios de vendas avulsas do grão norte-americano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram venda de 332 mil toneladas de soja para a China e 110 mil toneladas para destinos não revelados, com entrega no ano comercial 2024/2025. O vencimento novembro da oleaginosa avançou 19,00 cents (1,99%), e fechou a US$ 9,76 por bushel.

O USDA informou também que 398.233 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana até 15 de agosto, aumento de 13,9% ante a semana anterior. O desempenho refletiu ainda o enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e deverá embarcar até 8,85 milhões de toneladas em agosto, de acordo com a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

A previsão de tempo seco nesta semana em boa parte do Meio Oeste dos Estados Unidos foi outro fator de suporte para as cotações. A falta de chuvas pode reduzir o potencial de rendimento e afastar os vendidos do mercado se persistir até o fim de agosto e começo de setembro. Traders aguardam nesta semana relatos de participantes da Pro Farmer Crop Tour, expedição anual que percorre as principais regiões produtoras de milho e soja do Meio Oeste dos Estados Unidos, avaliando in loco o potencial de rendimento das lavouras.