ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Aug/2024

Futuros de soja em alta com movimento de correção

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta quarta-feira (31/07). O mercado passou por correção após ter recuado nas três sessões anteriores e acumulado perda de 5,40% no período. Os negócios também foram influenciados pelo fortalecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja, que subiu 1%, é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.

O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 1,25 cent (0,12%), e fechou a US$ 10,22 por bushel. Além disso, alguns traders e analistas acreditam que a China começará em breve a comprar grandes volumes de soja norte-americana. Fontes ligadas ao mercado estão confiantes de que a China garantirá quantidades consideráveis de soja dos Estados Unidos; é tudo uma questão de timing. A demanda pelo grão norte-americano, principalmente da safra nova, tem sido bem fraca, mas os preços baixos podem mudar essa situação.

Os ganhos foram limitados pelo fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras. Chuvas favoráveis na maior parte do Meio Oeste dos Estados Unidos também pesam sobre as cotações. Modelos meteorológicos indicam para as próximas semanas chuvas acima da média na região e temperaturas mais amenas do que o esperado anteriormente. A combinação de clima úmido e boa condição da safra deve resultar em uma produção volumosa.