ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Jul/2024

Futuros de soja em baixa com clima úmido nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta segunda-feira (29/07). O mercado foi pressionado por chuvas favoráveis durante o fim de semana em áreas do Meio Oeste dos Estados Unidos. As condições são ideais para a soja à medida que entra na fase de formação de vagens. Agosto, que é o mês mais importante para a definição da produtividade da soja, vai começar com boa umidade do solo. As lavouras já estão em boas condições.

O vencimento novembro da oleaginosa caiu 9,00 cents (0,86%), e fechou a US$ 10,39 por bushel. Na sexta-feira (26/07), um tribunal de recursos nos Estados Unidos anulou a decisão da Agência de Proteção Ambiental (EPA) do país de negar pedidos de pequenas refinarias para serem desobrigadas das exigências de mistura de biocombustíveis. Isso seguiu pressionando as cotações da oleaginosa. O tribunal devolveu à EPA, para reavaliação, mais de 100 pedidos de isenção de 2022 e 2023.

Caso essa reavaliação seja favorável às pequenas refinarias, poderá afetar negativamente a demanda por biodiesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 403.268 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana até 25 de julho, alta de 19,22% ante a semana anterior.