ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jul/2024

Futuros de soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta quinta-feira (25/07). O mercado foi impulsionado por sinais de melhora da demanda pelo grão norte-americano da safra nova, que tem sido bem fraca para esta época do ano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores do país relataram venda de 264 mil toneladas de soja para destinos não revelados, com entrega no ano comercial 2024/2025. De acordo com traders e analistas, "destinos não revelados" normalmente significam China.

O vencimento novembro da oleaginosa avançou 15,50 cents (1,46%), e fechou a US$ 10,79 por bushel. O USDA informou que exportadores dos Estados Unidos venderam 88,6 mil toneladas de soja da safra 2023/2024, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 18 de julho. O volume representa baixa de 61% ante a semana anterior e de 63% em relação à média das quatro semanas anteriores. Para o ano comercial 2024/2025, no entanto, as vendas mais do que dobraram em relação à semana anterior, para 829,7 mil toneladas (ante 375 mil toneladas na semana anterior).

China e destinos não revelados compraram 742,5 mil toneladas do volume total, de 918,3 mil toneladas. A expectativa de tempo quente e seco no Meio Oeste dos Estados Unidos no começo de agosto também deu algum suporte aos preços da oleaginosa. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) prevê que boa parte do Meio Oeste do país deverá ter chuvas abaixo do normal e temperaturas acima da média até 6 de agosto. O tempo mais quente e seco pode ser especialmente prejudicial para a soja, já que agosto é o mês mais importante para a definição da produtividade da oleaginosa.