ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jul/2024

Futuros de soja em alta com cobertura de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta terça-feira (23/07). Os ganhos foram sustentados por um movimento de cobertura de posições vendidas iniciado na segunda-feira (22/07), após dados terem mostrado que fundos detinham em 16 de julho um saldo vendido recorde de 183.145 lotes. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 6,75 cents (0,63%), e fechou a US$ 10,75 por bushel. Também deu suporte aos contratos a perspectiva de que a disputa pela presidência dos Estados Unidos seja mais acirrada após a saída de Joe Biden da corrida.

Até a semana passada, o favoritismo então mais claro de Donald Trump vinha pressionado os futuros da oleaginosa. Há temores de que uma vitória de Trump leve à retomada da guerra comercial entre Estados Unidos e China, afetando a demanda chinesa por commodities norte-americanas. Dados publicados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostraram que a condição das lavouras no país continua boa. 68% da safra tinha condição boa ou excelente no dia 21 de julho, sem variação ante a semana anterior.

O número ainda é bastante superior ao verificado um ano antes, de 54%. Apesar disso, traders estão atentos à possibilidade de que o clima no Meio Oeste do país fique mais quente e seco nas próximas semanas. As temperaturas no Meio Oeste devem subir significativamente ao logo das próximas três semanas, com pouca ou nenhuma chuva. Isso pode ser especialmente prejudicial para a soja, já que agosto é o mês mais importante para a definição da produtividade da oleaginosa.