ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jul/2024

Futuros de soja em alta com cobertura de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta expressiva nesta segunda-feira (22/07). Os ganhos foram sustentados por um movimento de cobertura de posições vendidas, após dados terem mostrado, no dia 19 de julho, que fundos de investimento continuavam apostando fortemente na queda dos preços. De acordo com levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), a posição líquida vendida desses agentes aumentou 12,49% na semana encerrada em 16 de julho, para um recorde de 183.145 lotes.

O vencimento novembro da oleaginosa avançou 32,75 cents (3,16%), e fechou a US$ 10,68 por bushel. A saída de Joe Biden da corrida presidencial nos Estados Unidos e a provável escolha de sua vice, Kamala Harris, como candidata do Partido Democrata, contribuíram para o movimento de recompra de posições. Segundo analistas, com a entrada de Harris na disputa, o favoritismo de Donald Trump já não é tão claro.

Temores de uma retomada da guerra comercial entre Estados Unidos e China em caso de vitória de Trump vinham ajudando a pressionar os futuros de soja na Bolsa de Chicago. Dados mostraram que 327.061 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana encerrada em 18 de julho, aumento de 86,5% ante a semana anterior. Apesar do aumento, apenas 3.721 toneladas tinham como destino a China. O enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras, também deu suporte às cotações.