ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Jul/2024

Cargill: cresce volume de soja certificada recebida

O volume de soja recebida pela Cargill e certificada pelo Programa 3S aumentou 17% na safra 2022/2023, quando comparado com a temporada anterior. De um total de 300 inscritas, 253 fazendas que participaram do programa ao longo da safra recebem um prêmio pela soja sustentável comercializada, informou a companhia em comunicado. Quando somadas, as áreas agrícolas ultrapassam 737 mil hectares distribuídos em oito estados brasileiros Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná.

O 3S, criado em 2010 pela Cargill, é um programa de melhoramento contínuo focado na sustentabilidade das fazendas que apoia o produtor na evolução dos indicadores sociais, ambientais e produtivos. A iniciativa, uma das pioneiras no quesito livre de desmatamento, incentiva práticas de agricultura sustentável, com verificação e cálculo de emissão de gases de efeito estufa. Com o 3S fica reforçado o compromisso de contribuir com uma cadeia produtiva mais sustentável. Estimular e reconhecer o produtor certificado, que cumpre sua parte de responsabilidade, é fundamental para o fortalecer práticas sustentáveis e de baixo carbono na cadeia da soja brasileira.

Além do 3S, a Cargill está investindo em um projeto conduzido pela Embrapa para criação de um protocolo de baixo carbono validado internacionalmente. Seguindo um modelo possível de ser verificado, mensurado e reportado, o objetivo é comprovar que a soja tem menor pegada de carbono. Esse protocolo pode, futuramente, ser submetido aos produtores participantes do 3S, pois vai ao encontro dos compromissos da Cargill de redução da pegada de carbono na cadeia de suprimentos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.