ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Jul/2024

Futuros de soja avançam acompanhando o derivado

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (1º/07). O vencimento novembro da oleaginosa subiu 7 cents (0,63%), e fechou a US$ 11,11 por bushel. A forte valorização do óleo de soja deu suporte à oleaginosa. O derivado subiu mais de 4%, impulsionado pelos ganhos do petróleo. O combustível fóssil em alta incentiva refinarias a misturarem o biodiesel ao diesel. A estimativa de área plantada nos Estados Unidos é menor, o que tende a ser altista.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que produtores de soja semearam 34,84 milhões de hectares neste ano, queda ante a projeção de março, de 35,01 milhões de hectares. No mesmo sentido, preocupações com o clima no país podem adicionar suporte, uma vez que a ausência de chuvas prejudica a safra. Esses dados pesaram mais sobre a decisão dos traders do que o relatório com estimativas de área plantada dos Estados Unidos. No dia 28 de junho, o USDA informou que os estoques do país em 1º de junho somavam 26,40 milhões de toneladas, alta de 21,86% ante o observado um ano antes.

O resultado veio acima da estimativa dos analistas, de 26,05 milhões de toneladas. Além disso, as exportações dos Estados Unidos recuaram 13,4% na semana encerrada em 27 de junho, segundo relatório de inspeção do USDA. E os fundos elevaram as apostas na queda dos preços na semana até 25 de junho, aumentando a posição líquida em 27,3%, de 99.267 para 126.352 lotes, mostrou a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).