ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jun/2024

Futuros de soja em alta acompanhando o derivado

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (24/06). Os ganhos foram sustentados pelo desempenho do farelo, que subiu mais de 1,5% após o anúncio de uma grande venda avulsa dos Estados Unidos. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores relataram venda de 228 mil toneladas de farelo de soja para as Filipinas, com entrega no ano comercial 2024/2025. O volume é maior do que o total vendido das safras 2023/2024 e 2024/2025 na semana encerrada em 13 de junho.

O vencimento novembro da oleaginosa subiu 10,50 cents (0,94%), e fechou a US$ 11,30 por bushel. O recuo do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras, também deu algum suporte aos preços. O mercado aguarda o relatório semanal de acompanhamento de safra do USDA, para ver se o clima desfavorável em boa parte do país afetou a qualidade das lavouras. Durante o fim de semana, fortes chuvas causaram alagamentos no noroeste do Meio Oeste. O leste da região enfrenta tempo quente e seco.

Traders já estão esperando que a condição da safra tenha piorado na semana passada, mas que continue bem acima da verificada um ano antes. O relatório anterior mostrou que 70% da safra de soja tinha condição boa ou excelente em 16 de junho. Investidores também aguardam o levantamento semanal da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) com o posicionamento de traders. Devido ao feriado nos Estados Unidos no dia 19 de junho, a CFTC não publicou o relatório na sexta-feira (21/06), que seria o dia normal. O UDSA informou que 342.293 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana até 20 de junho, alta de 0,33% ante a semana anterior.