ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Jun/2024

MP do PIS/Cofins trava a comercialização de soja

Observa-se um travamento na compra e venda de soja no mercado interno, sem notícias de negócios. A Medida Provisória 1.227/2024, editada pelo governo federal na terça-feira (04/06), pode ter feito com que originadores de grãos, sobretudo as tradings, colocassem o pé no freio nas aquisições e nem sequer fizessem propostas de compra. A MP 1.227 foi editada pelo governo como uma medida para bancar a desoneração da folha salarial de 17 setores da economia e de municípios até 2027.

Pela MP, o governo limitou a compensação de créditos de PIS/Cofins de forma geral e de créditos presumidos de PIS/Cofins não ressarcíveis pelas empresas, atingindo em cheio vários setores do agronegócio, inclusive esmagadoras de soja, conforme nota da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Assim, com a celeuma que a medida provisória criou no agronegócio, a comercialização de soja ficou travada.

Em Mato Grosso, na região de Sorriso, um dos principais motivos é que as tradings e outras empresas que originam o grão nem sequer mostraram preços, ao contrário do que fazem diariamente. Elas não sabem quais vão ser as consequências na operação e preferiram recuar neste momento. Em Mato Grosso do Sul, na região de Dourados, os negócios com soja travaram. Os consumidores estão fora do mercado.

A única certeza neste momento, com a nova MP, é que haverá mudanças na formação de preços da soja. No Rio Grande do Sul, na região de Santa Rosa, mesmo com a MP tendo sido divulgada na terça-feira (04/06), até hoje tradings estão fora do mercado, sem fazer propostas de compra. Há uma torcida para que essa MP acabe caindo ou que ocorra alguma alteração. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.