06/Jun/2024
A consultoria StoneX revisou para cima suas estimativas de colheita de soja no Paraguai, referente à safra 2023/2024. Agora, o país deve produzir 10 milhões de toneladas da oleaginosa, volume 2,15% acima do previsto em maio. O avanço se deu principalmente pela perspectiva de maior colheita da safra principal, que deve render 8,95 milhões de toneladas, 1,4% acima da projeção do mês passado. A safrinha, com 90% da área colhida, deve resultar em 1,05 milhão de toneladas.
A melhora da produtividade nas lavouras semeadas em departamentos chave compensou as perdas em outras regiões. Os rendimentos esperados no Alto Paraná e Caazapá cresceram e, principalmente no caso de Alto Paraná, pelo peso que representa na produção, o aumento significou uma diferença mensal de 85 mil toneladas em comparação ao mês anterior. Até o momento, com base na produção esperada, o Alto Paraná seria responsável por quase 70% da soja safrinha no Paraguai.
As principais perdas ocorreram em Canindeyú e San Pedro, que reduziram em 33% a produtividade esperada. O departamento de San Pedro foi bastante afetado pela seca. Ali, não se alcança nem 1 tonelada por hectare. Em relação à comercialização da safra 2023/2024, o nível está em 74% do total previsto. Com os preços em alta no país, agora é um bom momento para a liquidação dos negócios. Espera-se que nas próximas semanas o nível de vendas continue aumentando. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.