ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/May/2024

Futuros de soja em alta com plantio lento nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (20/05), com chuvas em parte do Meio Oeste dos Estados Unidos. As precipitações devem melhorar ainda mais a umidade do solo na região, mas a expectativa é de que o avanço da semeadura seja mais lento nesta semana. A alta de mais de 2% do óleo de soja também impulsionou as cotações do grão. O vencimento julho da oleaginosa ganhou 20,00 cents (1,63%), e fechou a US$ 12,48 por bushel.

As próximas duas semanas deverão ser de chuva em grande parte do cinturão de milho dos Estados Unidos, afirmou o Itaú BBA, citando mapas do Centro de Previsão Climática da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica do país (NOAA). Nos primeiros sete dias, os maiores acumulados na região devem ser registrados no Missouri e em partes de Illinois. As perdas de produção por causa das enchentes no Rio Grande do Sul também são fatores de suporte para as cotações.

Além disso, há relatos de que as inundações destruíram equipamentos de colheita e parte da soja armazenada em silos. O desempenho do trigo, que subiu mais de 5%, também influenciou os negócios, já que pode levar fundos que investem em commodities a recomprar contratos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 184.128 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana até 16 de maio, queda de 57,5% ante a semana anterior.