ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/May/2024

Futuros de soja avançam acompanhando derivado

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta na sexta-feira (17/05). Os ganhos foram sustentados em parte pelo desempenho do óleo de soja, que avançou mais de 1,5%. O derivado, por sua vez, foi impulsionado por estoques abaixo do esperado nos Estados Unidos e pelo fortalecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.

O vencimento julho da soja em grão subiu 11,75 cents (0,97%), e fechou a US$ 12,28 por bushel. Na semana passada, acumulou ganho de 0,74%. Perdas de produção decorrentes das enchentes no Rio Grande do Sul também deram suporte às cotações. A Emater-RS informou que 85% das lavouras de soja no Estado estavam colhidas, avanço de 7% na última semana. A colheita não deve avançar muito além disso, já que muitas lavouras devem ser abandonadas em razão da inviabilidade econômica.

As perdas aumentam diariamente com o adiamento da colheita, provocando a abertura de vagens, a germinação de grãos ou seu comprometimento pela proliferação de fungos. Uma menor estimativa para a safra da Argentina foi outro fator altista para os preços. A Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua previsão em 500 mil toneladas, para 50,5 milhões de toneladas. O corte foi motivado pelo clima quente e seco em março no nordeste do país, o que resultou em produtividade abaixo das expectativas iniciais, principalmente no norte das províncias de Santiago del Estero e Chaco.