ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/May/2024

Futuros de soja em baixa com realização de lucros

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta terça-feira (07/05). Traders embolsaram lucros após o mercado ter subido nas quatro sessões anteriores e acumulado valorização de mais de 7% no período. O vencimento julho da oleaginosa cedeu 2,25 cents (0,18%), e fechou a US$ 12,46 por bushel. Investidores, no entanto, continuam monitorando a situação no Rio Grande do Sul, onde alagamentos devem causar perdas de produção.

De acordo com a Hedgepoint, cerca de 5 milhões de toneladas de soja ainda não foram colhidas no Estado, e ainda é muito difícil precisar quanto desse volume será afetado. Agentes locais trabalham com uma redução de 1 milhão a 2 milhões de toneladas na safra do Estado, sem contar que a umidade excessiva deve trazer problemas de qualidade. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que a colheita de soja no Brasil atingia, no dia 5 de maio, 94,3% da área plantada no País. Há atraso de 1,1% em relação a igual período do ano passado e avanço de 3,8% em uma semana. O Rio Grande do Sul, último Estado a iniciar a colheita, tinha 75% da área colhida, avanço de 15% em relação à semana anterior.

O avanço mais lento do plantio nos Estados Unidos, por causa do tempo úmido no Meio Oeste do país, também limitou as perdas. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os trabalhos estavam 25% concluídos no dia 5 de maio, em comparação a 30% um ano antes e 21% na média dos cinco anos anteriores. Analistas esperavam um número maior, de 28%. O desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 1%, também impediu uma queda mais acentuada das cotações.