ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/May/2024

Futuros de soja em alta com as enchentes no RS

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta expressiva nesta segunda-feira (06/05). O mercado foi impulsionado novamente pela expectativa de perdas no Rio Grande do Sul, por causa das inundações no Estado. As enchentes em partes da Região Sul do Brasil estão sendo avaliadas, com possível impacto em cerca de 15% da produção no estado do Rio Grande do Sul. O vencimento julho da oleaginosa subiu 33,75 cents (2,78%) e fechou a US$ 12,48 por bushel. De acordo com a Hedgepoint, cerca de 5 milhões de toneladas de soja ainda não foram colhidas no Estado, e ainda é muito difícil precisar quanto desse volume será afetado.

Os campos ainda estão alagados nas regiões mais afetadas, e as previsões para os próximos dias ainda mostram uma continuidade das chuvas, dificultando que essas áreas sequem e se resumam os trabalhos de colheita. Agentes locais já trabalham com uma redução de 1 milhão a 2 milhões de toneladas na safra do Estado, sem contar que a umidade excessiva deve trazer problemas de qualidade. As fortes chuvas também causaram problemas logísticos, com a interdição de pontes e estradas. No entanto, a StoneX, observou que essas perdas sozinhas não justificariam o rali, e atribuiu o desempenho do mercado a um movimento de cobertura de posições vendidas.

A expectativa de que o plantio nos Estados Unidos tenha avançado mais lentamente na semana passada, por causa do tempo úmido no Meio Oeste do país, também deu suporte às cotações. Para a AgResource, a semeadura deve ter atingido no dia 5 de maio entre 27% e 28% da área prevista, pouco abaixo da média de cinco anos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 348.654 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana até 2 de maio, aumento de 26,3% ante a semana anterior.