ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Apr/2024

Futuros de soja caem com dólar mais forte ante Real

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quinta-feira (18/04). O mercado vem sendo pressionado pela alta do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras. A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) estimou nesta semana que o Brasil deverá embarcar até 14,34 milhões de toneladas de soja em abril. O vencimento julho da oleaginosa caiu 15,25 cents (1,31%), e fechou a US$ 11,49 por bushel.

Nesta época do ano, a ampla oferta brasileira costuma atrair o interesse de importadores chineses e afetar a demanda pelo grão norte-americano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores do país venderam 485,8 mil toneladas de soja da safra 2023/2024, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 11 de abril. O volume representa alta de 59% ante a semana anterior e de 62% em relação à média das quatro semanas anteriores.

Para o ano comercial 2024/2025, foram vendidas 263,2 mil toneladas. A China comprou apenas 131 mil toneladas do volume total, de 749 mil toneladas. O avanço da colheita na América do Sul, o clima favorável ao plantio nos Estados Unidos e a queda do óleo de soja também pesaram sobre os contratos. Segundo a Granar, chove em algumas das áreas do Meio Oeste dos Estados Unidos que mais precisam de umidade, como o leste de Nebraska, Iowa, o norte de Illinois e o sul de Wisconsin.