ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Apr/2024

Futuros de soja recuam com dólar forte ante Real

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta segunda-feira (15/04). O mercado foi pressionado pelo fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras. Na semana passada, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) estimou que o Brasil deverá embarcar 12,73 milhões de toneladas de soja em abril. O vencimento julho da oleaginosa caiu 14,75 cents (1,24%), e fechou a US$ 11,72 por bushel.

Nesta época do ano, a entrada de um grande volume de soja brasileira no mercado costuma atrair o interesse de compradores chineses e afetar a demanda pelo grão norte-americano. Levantamento da AgRural mostrou que a colheita no Brasil alcançou, até o dia 11 de abril, 84% da área cultivada, em comparação com 78% uma semana antes e 86% em igual período do ano passado. Nesta reta final, o ritmo continua puxado pela colheita no Rio Grande do Sul e no Norte/Nordeste.

No Rio Grande do Sul, os produtores aceleraram os trabalhos durante a semana passada, de olho nas chuvas intensas previstas para o Estado. Até o momento, as produtividades são muito boas. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 432.905 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana encerrada em 11 de abril, queda de 12% ante a semana anterior. Do total, pouco menos de 200 mil toneladas tinham como destino a China.