ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Apr/2024

Futuros de soja sobem com movimento de correção

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta na sexta-feira (05/04). O mercado passou por correção após ter recuado em seis dos sete pregões anteriores e acumulado perda de 2,42% no período. O avanço do petróleo, que faz com que as refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel, deu algum suporte aos preços. O óleo de soja, que subiu cerca de 1,5%, é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.

O vencimento maio da oleaginosa ganhou 5,00 cents (0,42%), e fechou a US$ 11,85 por bushel. Na semana passada, acumulou desvalorização de 0,55%. A fraca demanda externa pelo grão norte-americano impediu uma alta mais acentuada dos preços. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores venderam 194,2 mil toneladas de soja da safra 2023/2024, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 28 de março.

O volume representa queda de 26% ante a semana anterior e de 54% em relação à média das quatro semanas anteriores. O resultado ficou abaixo do piso das estimativas de analistas, de 250 mil toneladas. A demanda reduzida pode levar o USDA a aumentar, em seu relatório de oferta e demanda de abril, a estimativa para estoques finais em 2023/2024. Além disso, o USDA informou na semana passada que os estoques domésticos de soja somavam 50,21 milhões de toneladas em 1º de março deste ano.