ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Mar/2024

Futuros de soja recuam com ampla oferta do Brasil

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta terça-feira (19/03), com o avanço da colheita no Brasil. A ideia de que a produção sul-americana está afetando a demanda pelo grão dos Estados Unidos tem pressionado os futuros. A pressão deve aumentar nas próximas semanas com o início da colheita na Argentina.

O vencimento maio da oleaginosa recuou 2,25 cents (0,19%), e fechou a US$ 11,85 por bushel. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita no Brasil atingia, no dia 17 de março, 61,9% da área plantada no País, avanço de 6,1% ante a semana anterior. Na comparação com igual período do ano passado, há atraso de 0,6%. Entre os Estados que estão retirando a oleaginosa do campo, Mato Grosso tem os trabalhos mais avançados, com 94,8% da área colhida, seguido por Mato Grosso do Sul, com 85%.

Mesmo com a quebra, o Brasil tem potencial para exportar mais de 90 milhões de toneladas. No ano passado, a China comprou 110 milhões de toneladas em todo o mundo. As perdas foram limitadas pelo avanço do trigo e do milho e por um movimento de cobertura de posições vendidas. Fundos continuam bastante vendidos no mercado.