ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Mar/2024

Futuros de soja recuperam perdas e fecham estáveis

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago recuperaram perdas e fecharam quase estáveis nesta quarta-feira (13/03). O vencimento maio da oleaginosa ganhou 0,75 cent (0,06%), e fechou a US$ 11,96 por bushel. O mercado foi influenciado em parte pelo avanço do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja, que subiu mais de 1,5%, é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.

Esse fator foi contrabalançado pelo avanço da colheita no Brasil. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os trabalhos atingiam, no dia 10 de março, 55,8% da área plantada no País. O avanço é de 2,4% na comparação anual e de 8,5% em uma semana. A entrada da soja brasileira no mercado vem atraindo o interesse de importadores chineses e afetando a demanda pelo grão norte-americano.

Segundo a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil deve embarcar até 14,526 milhões de toneladas de soja em março. Durante boa parte da sessão, o mercado foi pressionado por um movimento de realização de lucros, após ter subido 1,42% e testado níveis de resistência na terça-feira (12/03). A soja acumula ganho de quase 5% em março, mas o mercado precisa de novidades para dar continuidade ao movimento de recuperação, observou a StoneX.