14/Mar/2024
A Archer Daniels Midland (ADM) afirmou que funcionários atuais e ex-funcionários receberam intimações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o que aumenta a atenção sobre as práticas contábeis da empresa agrícola. Em janeiro, a comerciante de grãos colocou o diretor Financeiro Vikram Luthar em licença administrativa para conduzir uma investigação interna sobre a contabilidade da empresa, seguindo uma solicitação de documentação da Comissão de Valores Mobiliários (SEC). Em sua investigação, a empresa norte-americana "identificou uma fraqueza significativa no controle interno da empresa sobre a comunicação de informações financeiras", segundo formulário arquivado junto à SEC.
A ADM informou, na terça-feira (12/03), que sua análise contábil concluiu que alguns produtos vendidos internamente entre divisões de negócios tinham preços com desconto em comparação com a taxa de mercado. A fraqueza significativa resultou em controles inadequados que permitiram que determinadas vendas entre segmentos fossem relatadas em quantias que não se aproximavam do valor de mercado.
Em sua apresentação anual à SEC, a empresa reduziu alguns lucros operacionais passados de seu negócio de nutrição em dezenas de milhões de dólares, ao mesmo tempo em que aumentou ligeiramente os lucros em suas outras unidades principais. Segundo a empresa, a revisão abrangeu os anos de 2018 a 2023 e não afetou seus ganhos totais, uma vez que foram realizadas entre os segmentos de negócios. A ADM disse, ainda, que a investigação interna está “substancialmente concluída” e que continua cooperando com a SEC e o Departamento de Justiça. Fonte: Broadcast Agro.