ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Mar/2024

Argentina: esmagamento teve avanço em janeiro

Segundo a Bolsa de Comércio de Rosário (BCR), o esmagamento de soja da Argentina teve recuperação em janeiro ante igual mês do ano anterior. A moagem atingiu 2,1 milhões de toneladas durante o primeiro mês do ano, acumulando volume total de 23,7 milhões de toneladas no ano comercial 2023/2024 até agora. Embora esse número permaneça abaixo da média dos últimos cinco anos para janeiro, que é de 2,5 milhões de toneladas, observa-se um crescimento de 13% em relação a janeiro de 2023.

O aumento na moagem em janeiro veio acompanhado de uma maior dinâmica na comercialização de soja no mercado interno. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, a moagem de soja durante o ano civil 2023 totalizou apenas 27,1 milhões de toneladas, o menor volume em 19 anos. Apesar das importações recordes da oleaginosa, atingindo 10,4 milhões de toneladas, a escassez de oferta local devido à seca e à colheita reduzida teve efeito significativo na indústria de moagem.

Além disso, embora as importações geralmente sejam baixas durante janeiro, os dados do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar mostraram importações certificadas de soja de quase 292 mil toneladas durante o primeiro mês do ano, acima das 17,5 mil toneladas que entraram em janeiro de 2023. O volume importado neste ano foi 150% superior à média de importações da oleaginosa de janeiro nos últimos 10 anos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.