ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Mar/2024

Futuros de soja em alta com recompra de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta segunda-feira (04/03), dando continuidade à recuperação iniciada na semana passada. Embora a soja tenha acumulado ganho de apenas 0,83% na semana, a alta interrompeu uma sequência de dez semanas de perdas, o que contribuiu para o movimento de cobertura de posições vendidas nesta segunda-feira (04/03). O vencimento maio da oleaginosa ganhou 3,75 cents (0,33%), e fechou a US$ 11,55 por bushel.

Levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) mostrou que os fundos elevaram suas apostas na queda dos preços de soja na Bolsa de Chicago na semana encerrada em 27 de fevereiro. A posição líquida vendida desses agentes aumentou 19,2% no período, de 126.674 para 151.030 lotes, o que deixa bastante espaço para a cobertura de posições. Os ganhos foram limitados pelo avanço da colheita no Brasil. De acordo com levantamento da AgRural, os trabalhos estavam 48% concluídos até o dia 29 de fevereiro, em comparação com 40% uma semana antes e 43% em igual período do ano passado.

Chuvas menos intensas no Matopiba (importantes para dar ritmo à colheita e limitar problemas de qualidade), aliadas a volumes bem-vindos pelas lavouras em enchimento de grãos do Rio Grande do Sul, foram o destaque da semana. A entrada da soja brasileira no mercado tem atraído o interesse chinês e afetado a demanda pelo grão norte-americano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 1,02 milhão de toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana até 29 de fevereiro, queda de 3,56% ante a semana anterior.