ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Feb/2024

Futuros de soja em alta com cobertura de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta quarta-feira (28/02). O mercado foi influenciado em parte por um movimento de cobertura de posições vendidas. De acordo com dados da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), fundos aumentaram em 1,85% sua posição líquida vendida em soja na semana até 20 de fevereiro, para 126.674 lotes. O mercado está sobrevendido e vulnerável a esse movimento.

Além disso, os contratos do grão acumulam perda de 7% somente em fevereiro, o que atraiu compradores. O vencimento maio da oleaginosa ganhou 4,50 cents (0,39%), e fechou a US$ 11,45 por bushel. Os ganhos foram limitados pelo fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras. De acordo com a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil deve embarcar 8,5 milhões de toneladas da oleaginosa em fevereiro.

O avanço na colheita no Brasil e chuvas favoráveis na Argentina também impediram uma alta mais acentuada dos preços. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita da safra brasileira atingia 38% da área plantada no País no dia 24 de fevereiro. Novos cortes em estimativas para a safra do Brasil não mexeram com as cotações, já que os volumes previstos ainda são robustos. A Hedge Point reduziu sua projeção de 153,4 milhões de toneladas para 150,1 milhões de toneladas, enquanto a Abiove cortou sua estimativa de 156,1 milhões de toneladas para 153,8 milhões de toneladas.