ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Feb/2024

Preços globais da soja sob forte pressão em 2024

A XP Investimentos estima um cenário de forte baixa para os preços da soja em 2024. Graficamente, foi alcançado o suporte de dezembro de 2021 no contrato março na Bolsa de Chicago. Embora seja uma localização de possível repique de alta no curto prazo, ainda não há sinal claro de movimentação de alta até a última sessão da semana passada.

A estimativa de expansão da área de soja nos Estados Unidos, de 33,83 milhões de hectares em 2023/2024 para perto de 35,40 milhões de hectares em 2024/2025, divulgada na semana passada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), pressiona os futuros da oleaginosa. O cenário não favorece os produtores.

A XP recomenda a agricultores com soja estocada que se informem sobre operações de proteção contra o cenário baixista que permanece para este ano. O fenômeno climático La Niña pode trazer maior risco ao balanço global, especialmente na América do Sul no ciclo 2024/2025. Os centros climáticos dos Estados Unidos aumentaram a probabilidade de La Niña já no trimestre junho/julho/agosto. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.