ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Feb/2024

Quebra na soja impacta na produção total de grãos

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a menor produção de grãos na safra 2023/2024 deve-se sobretudo à quebra na produção de soja. A expectativa é de colheita de 299,8 milhões de toneladas, 20,1 milhões de toneladas a menos (6,3%) que na temporada passada. Apesar do corte na produção e de um volume abaixo das 300 milhões de toneladas, se confirmada, a safra ainda será superior ao colhido na temporada 2021/2022, de 272,641 milhões de toneladas.

Há indicativo de quebra na produção de soja por causa das condições climáticas em virtude do atraso no início das chuvas nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), seguida por chuvas irregulares e mal distribuídas e altas temperaturas. A previsão é que o País colha 149,4 milhões de toneladas, 5,21 milhões de toneladas menos que na temporada anterior. Ainda assim, o Brasil mantém a posição de maior produtor de soja do mundo desde 2019/2020. A Conab rebateu as críticas recentes quanto à metodologia e números divulgados.

Foi reafirmada a confiabilidade dos dados divulgados. A metodologia aplicada pela Conab é consistente e tem se confirmado nos últimos anos. São realizados ajustes necessários a cada levantamento de safra. A estatal realiza 12 levantamentos de safra ao ano. Todos os meses, a equipe técnica vai a campo colhendo informações em todas regiões e Estados do País. Entidades do setor produtivo vêm questionando a metodologia adotada pela estatal em virtude da disparidade entre as estimativas de consultorias privadas e as oficiais do governo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em