ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jan/2024

Futuros de soja recuam com fracas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quinta-feira (25/01), após dados de vendas externas dos Estados Unidos que vieram abaixo do esperado. A expectativa de chuvas intensas no Centro-Oeste do Brasil também pesou sobre os contratos. As perdas foram limitadas pela previsão de clima desfavorável na Argentina até o começo de fevereiro e pela baixa produtividade nas áreas já colhidas no Brasil.

O vencimento março da oleaginosa caiu 17,25 cents (1,39%), e fechou a US$ 12,23 por bushel. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores do país venderam 560,9 mil toneladas de soja da safra 2023/2024, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 18 de janeiro. O volume representa queda de 28% ante a semana anterior, mas alta de 6% em relação à média das quatro semanas anteriores.

A China foi o principal comprador, com 563,4 mil toneladas. Apesar do volume comprado pela China, a ausência de vendas avulsas de soja norte-americana para o país asiático é motivo de preocupação, principalmente por causa de sinais de desaceleração da economia chinesa. Quanto à Argentina, a previsão é de chuvas limitadas e temperaturas mais altas nas próximas duas semanas. Isso pode prejudicar as lavouras que vinham se desenvolvendo em muito boas condições.