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26/Jan/2024

Arco-Norte: embarques de soja recuaram em 2023

De acordo com o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os portos do Arco Norte foram responsáveis por 33,8% das exportações de soja do Brasil em 2023. Ao longo do ano passado, 34,3 milhões de toneladas da oleaginosa passaram pelos terminais do Norte/Nordeste do País. O número é inferior aos 37,6% embarcados em 2022, quando os portos da região carregaram 29,6 milhões de toneladas. O Porto de Santos (SP) escoou 30% do grão em 2023, contra 32,7% no exercício anterior. Os embarques pelo Porto de Paranaguá (PR) totalizaram 14,1%, contra 13% no ano anterior. A origem das cargas para exportação ocorreu, prioritariamente, dos estados de Mato Grosso, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul.

Entre janeiro e dezembro de 2023, as exportações totais de soja do Brasil foram de 101,8 milhões de toneladas, contra 78,7 milhões em 2022, aumento de 29,2%. Para o milho, o total exportado foi de 55,8 milhões de toneladas, contra 43,2 milhões em igual período do ano anterior, crescimento também de 29,2%. Houve leve queda nos preços do frete agropecuário em Mato Grosso em dezembro, tendência que deve se persistir neste mês, à espera da colheita da soja, momento em que há uma intensificação no fluxo. Além disso, a perspectiva de uma menor produção de soja e milho em 2024 no Estado se reflete nas projeções de ganhos com frete para este ano.

O patamar de preços tendo Mato Grosso como origem encontra-se elevado, com valores inéditos para dezembro. Trata-se de um novo nível de preços, e não há qualquer perspectiva de que o mercado possa retroceder aos patamares prévios. Outros Estados também apresentaram baixa nas cotações de frete, como Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Piauí, Maranhão e o Distrito Federal. Em Minas Gerais, os fretes mantiveram patamares de preços muito semelhantes aos do mês anterior, enquanto no Paraná tiveram variações positivas para os destinos pesquisados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.