ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jan/2024

MT: setor quer apoio para minimizar impacto da seca

Representantes do agronegócio de Mato Grosso pediram ao Ministério da Agricultura ações emergenciais para minimizar os impactos da quebra da safra de grãos 2023/2024, provocada pela estiagem e altas temperaturas. Na safra atual, o Estado deve colher volume 14% menor de soja e 17% inferior de milho, em virtude do impacto do El Niño, conforme projeções do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). De imediato, o governo buscará por linhas de crédito com o BNDES a 7% (mais taxa cambial) e pagamento em três anos para custeio.

O pedido foi feito ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, em reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) com representantes da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Fórum Agro, Organização das Cooperativas de Mato Grosso e Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso não participou do encontro.

A Famato informou que foram debatidas as demandas do setor agropecuário e a preocupante quebra na safra de soja. Ao receber o secretário Neri Geller, a Famato está fortalecendo a representatividade do setor e garantindo que as demandas e desafios enfrentados pelos produtores sejam devidamente compreendidos e endereçados pelo governo federal. A expectativa é de que, ao consolidar esse diálogo, será possível avançar na busca por soluções que beneficiem não apenas os agricultores e pecuaristas, mas toda a cadeia produtiva do Estado. Agora, as entidades vão formular um documento com as demandas setoriais e encaminhar posteriormente ao Ministério da Agricultura. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.