ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jan/2024

Futuros de soja caem com liquidação de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta segunda-feira (08/01). Traders continuaram liquidando posições compradas diante do clima favorável na Argentina e da perspectiva de clima mais úmido no Centro-Oeste do Brasil nos próximos dias. A queda expressiva do petróleo, que faz com que as refinarias tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel, também pesou sobre os contratos. Investidores também aguardam o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que será divulgado nesta quarta-feira (10/01), e o relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado na sexta-feira (12/01). O vencimento março da oleaginosa perdeu 10,75 cents (0,86%), e fechou a US$ 12,45 por bushel.

Levantamento publicado no dia 5 de janeiro pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) mostrou que fundos passaram a apostar na queda dos preços de soja na semana encerrada em 2 de janeiro. A posição líquida no período passou de comprada em 11.497 lotes para vendida em 8.870 lotes. Não há dúvida de que o mercado de soja ficou sobrevendido, mas traders têm mostrado pouco interesse em uma correção para cima no momento. A melhora do clima na América do Sul fez com que o mercado liquidasse posições compradas, com fundos estabelecendo posições vendidas em soja. O relatório de janeiro do USDA é bastante esperado porque traz as estimativas finais para as safras norte-americanas de soja e milho que foram colhidas no ano passado.

Já a Conab pode reduzir sua projeção para a safra brasileira de soja, após consultorias privadas terem feito o mesmo nas últimas semanas. Após o relatório do USDA, o foco de traders deve se voltar para a demanda por grãos dos Estados Unidos, que tem sido fraca. Na sexta-feira (05/01), dados de vendas externas de soja, milho e trigo vieram abaixo do piso das estimativas de analistas. Será difícil reduzir os grandes estoques dos Estados Unidos sem um aumento da demanda externa. O USDA informou nesta segunda-feira (08/01) que 674.749 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana encerrada em 4 de janeiro, queda de 30,4% ante a semana anterior.