ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Dec/2023

Itaú BBA reduz projeção para safra de soja do Brasil

A safra brasileira de soja foi estimada em 153 milhões de toneladas pelo Itaú BBA. O banco reduziu suas estimativas depois que os mapas meteorológicos não confirmaram as boas chuvas previstas para a primeira quinzena de dezembro. O Itaú BBA afirma que a redução ocorre a partir da quebra de 20% da produção de Mato Grosso, com uma safra projetada abaixo das 40 milhões de toneladas. Esta seria a maior quebra já ocorrida no Estado, superando os 11% de quebra da safra 1989/1990.

Para a segunda quinzena de dezembro, os mapas de precipitação sinalizam uma condição melhor para as chuvas na região central em relação ao observado nos primeiros 15 dias. Os acumulados, no entanto, devem seguir abaixo da média para o período em Mato Grosso. Além disso, o banco estima que haverá um crescimento de 3% no consumo interno no próximo ano. Com a nova estimativa, a disponibilidade para a exportação teria que ficar entre 95 e 96 milhões de toneladas para manter o balanço próximo aos níveis observados na safra 2022/2023.

Com a retomada da produção da Argentina, de 50 milhões de toneladas, o balanço global ficaria um pouco mais apertado que o esperado inicialmente, porém ainda próximo aos níveis observados na safra 2022/2023. A expectativa para esta safra é de um forte crescimento para o consumo global do grão (+5%), algo que deve ser acompanhado e que terá influência direta no comportamento dos preços no ano que vem. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.