ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Dec/2023

Futuros de soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta quinta-feira (14/12). O mercado foi impulsionado por mais uma venda avulsa do grão norte-americano. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores do país relataram venda de 400 mil toneladas de soja do ano comercial 2023/2024 para destinos não revelados. Somente nesta semana, as vendas avulsas de soja dos Estados Unidos somam 855 mil toneladas.

O vencimento janeiro da oleaginosa subiu 6,50 cents (0,50%), e fechou a US$ 13,14 por bushel. Exportadores venderam 1,084 milhão de toneladas de soja da safra 2023/2024, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 7 de dezembro. O volume representa baixa de 23% ante a semana anterior e de 46% em relação à média das quatro semanas anteriores. A China comprou 718,3 mil toneladas do volume total. Os ganhos também foram sustentados pelo enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras.

A moeda norte-americana recua após o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, ter admitido que os dirigentes da instituição discutiram um eventual relaxamento monetário no encontro em que decidiram manter os juros. O avanço do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel, também deu algum suporte aos preços. A alta foi limitada pela desvalorização do peso na Argentina, que pode estimular a venda de soja por parte de produtores do país.